sábado, 2 de maio de 2009

Gravidez e suas fases

Gravidez tem suas fases. São nove meses (na verdade, dez, se contarmos que uma gravidez pode durar até 42 semanas) em que uma porção de coisas muda, sentimentos vão e vêm, a gente se transforma, cresce, aprende. O tempo passa feito um raio. Mal você se dá conta, e já lá se vão 34 semanas, você já carrega um barrigão imenso, e o nascimento vem chegando cada vez mais perto. Eu não sei se isso acontece com qualquer mulher, mas comigo, esse finalzinho de gravidez sempre traz um desejo de introspecção, de olhar para dentro, de quietude e silêncio. A vontade que me dá é passar meus dias no meu cantinho, arrumando as coisinhas dos bebês, cantando baixinho pra eles, dizendo palavras doces, curtindo meus sentimentos, sem muita agitação, sem horário, sem compromisso.É claro que, numa terceira gravidez, isso fica bem mais difícil. Afinal, se quase tudo dá pra deixar de lado, os filhos mais velhos continuam precisando de atenção e carinho. Aliás, a cada dia mais. Parece que eles sentem a chegada do caçula se aproximando, e ficam mais dengosinhos, mais grudados, mais exigentes. E não dá pra ignorar. Tem que se virar em cem, virar polvo, com pelo menos oito braços, pra dar conta de tudo. Acomodar um de um lado, outro do outro, arrumar um lugar pro maridão e deixar que todo mundo curta a barriga junto. Afinal, esses 2 anjinhos que estão chegando é um presente para toda a família. Eu ando assim. Me virando pra dar conta dos compromissos inadiáveis, mas focada mesmo na barriga, nas pimentas, na nossa familinha que está prestes a passar por uma transformação tão intensa, definitiva e maravilhosa. Deve ser a tal "síndrome do ninho". O que vale, no fim das contas, é curtir esse momento, essas últimas semaninhas de barriga-mundo, cada chutinho e cada mexidinha na barriga que deixa uma saudade infinita depois, cada minutinho imaginando a carinha, o cheirinho e os sonzinhos desses bebezinhos que estão para chegar, cada segundo de espera pelo parto, cada instante de expectativa, sonho e espera deliciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário